ANSAE / FIDC
Novo marco regulatório da CVM – Aplicabilidade apenas para as Securitizadoras de Capital Aberto

Novo marco regulatório da CVM – Aplicabilidade apenas para as Securitizadoras de Capital Aberto

Na última semana de 2021, a Comissão de Valores Mobiliário publicou a Resolução n. 60 instituindo o novo marco regulatório para as securitizadoras de direitos creditórios registradas na CVM.

A Resolução tem como objetivo estabelecer regime próprio e diferenciado para companhias securitizadoras, distinto do aplicável às demais companhias abertas registradas no órgão, considerando a natureza da atividade desempenhada.

Vale lembrar que as imposições legais existentes na resolução, bem como as demais emitidas pela CVM apenas se aplicam as companhias que são sujeitas a registro no órgão.

Nesse sentido, se mantem íntegra a orientação da CVM constante no Ofício Circular CVM/SIN 08/20¹, que apenas as companhias abertas, que distribuem publicamente suas emissões ou, ainda, pratiquem ato privativo de emissores serão reguladas pela CVM. Da mesma forma, a CVM determina que as securitizadoras previstas nas Leis n. 9.514/97 (securitizadoras de créditos imobiliários) e n. 11.0762/04 (securitizadoras de créditos do agronegócio), levando em conta que seus certificados de recebíveis emitidos são considerados valores mobiliários por força legal, estão sujeitas à regulação da entidade.

Dr.Michel Scaff Junior
OAB/SC 27.944
Sócio da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados 
Advogado em Contencioso Cível para a recuperação de crédito. 


Link: Resolução CVM 60 

Site: http://conteudo.cvm.gov.br/legislacao/resolucoes/resol060.html

 

 


Publicado em 13/01/2022 09:00:00

Leia também:

fiinanblue *Digital

fiinanblue *Digital

MSys

MSys

Taxas de Desconto de duplicatas por Instituição Financeira.

Taxas de Desconto de duplicatas por Instituição Financeira.

Receba novidades

ANSAE/FIDC

Quem é a ANSAE/FIDC?

A ANSAE/FIDC é uma entidade de âmbito nacional que busca aprimorar o conhecimento e atender as necessidades de todas as Securitizadoras de Ativos Empresariais e e Fundos de Investimentos em Direitos Credtiórios no Brasil.

Para atingir este objetivo a ANSAE/FIDC necessita da participação de todas as empresas do setor. Com sua participação, iremos estreitar o relacionamento entre as entidades governamentais a fim de interagir na regulamentação de todas as atividades.

Participe! Com o seu comprometimento vamos todos melhorar as condições de nossos negócios.

Atendimento

Receba informativos com novidades em relação ao mercado de Securitização.

Jurídico

Além das orientações jurídicas, tenha acesso as circulares normativas de orientação legal, técnica, jurídica, tributária e diversas informações relevantes ao setor.

Capacitação

Participe dos cursos técnicos, onde você recebe Orientações Técnicas sobre: Estruturação, Contabilidade e Tecnologia da Informação.

Eventos

Participe de eventos como palestras, workshop, etc. promovidos pela ANSAE/FIDC.

Saiba como Associar-se!

Complete os dados no formulário abaixo e receba mais informações de como associar-se e seus benefícios.

Dados do responsável:

Dados da empresa(opcional)