ANSAE / FIDC
Desaquecimento da economia aumenta nível de inadimplência

Desaquecimento da economia aumenta nível de inadimplência

A desaceleração econômica é o principal fator que provoca o aumento do endividamento. De acordo com o indicador divulgado recentemente pelo Serviço de proteção ao crédito (SPC Brasil), em junho deste ano tivemos um aumento de 4,39% na média nacional, quando comparada ao mesmo período de 2013.

As regiões mais atingidas pela inadimplência foram o norte e o nordeste. Entre os estados, o Acre teve o maior índice, com crescimento 10,58%, seguido por Roraima com 10,47% e o Maranhão com 9,40%. No total foram 16estados acima da média anual.

Já entre as 11 unidades federativas que tiveram crescimento menor que o índice nacional estavam o Piauí com 0,95%, Espírito Santo, com 1,36%, e Distrito Federal com 2,45%. No total, foram 11 estados abaixo do valor obtido a nível nacional.

Segundo o Gerente Financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges, o crescimento em todos os estados é um reflexo do enfraquecimento da economia nacional. "Em 2012 tivemos um crescimento do número de inadimplentes pelo aumento do crédito concedido pelas financeiras. Agora, temos uma inversão dessa situação, os bancos estão mais seletivos na hora de conceder o crédito. Mas, o aumento da taxa de juros e a diminuição da renda e do volume de vendas do mercado fez com que as pessoas tivessem mais dificuldade na hora de honrar seus compromissos", explica Borges.

Ainda no indicador, foi constatado que as regiões com um número de dívidas superior à média nacional de 5% foram o Nordeste com 7,43%, o Norte com 7,09% e o Sul com 5,06%. As regiões Sudeste e Centro-Oeste tiveram avanços ligeiramente menores, de 4,33% e 4,14%, respectivamente. Apenas 11 dos 27 estados brasileiros tiveram um crescimento menor que a média nacional. Entre elas estiveram o Espírito Santo com 0,06%, o Piauí com 1,19%, o Distrito Federal com 1,93% e o Rio de Janeiro com alta de 3,22%.

A ANSAE acredita que este tipo de informação é muito importante e auxilia seus associados no acompanhamento da movimentação do mercado. Sempre que possível estaremos encaminhando informativos, boletins, matérias e artigos de seu interesse. Fique de olho!


Publicado em 01/07/2014 08:00:00

Leia também:

fiinanblue *Digital

fiinanblue *Digital

MSys

MSys

Taxas de Desconto de duplicatas por Instituição Financeira.

Taxas de Desconto de duplicatas por Instituição Financeira.

Receba novidades

ANSAE/FIDC

Quem é a ANSAE/FIDC?

A ANSAE/FIDC é uma entidade de âmbito nacional que busca aprimorar o conhecimento e atender as necessidades de todas as Securitizadoras de Ativos Empresariais e e Fundos de Investimentos em Direitos Credtiórios no Brasil.

Para atingir este objetivo a ANSAE/FIDC necessita da participação de todas as empresas do setor. Com sua participação, iremos estreitar o relacionamento entre as entidades governamentais a fim de interagir na regulamentação de todas as atividades.

Participe! Com o seu comprometimento vamos todos melhorar as condições de nossos negócios.

Atendimento

Receba informativos com novidades em relação ao mercado de Securitização.

Jurídico

Além das orientações jurídicas, tenha acesso as circulares normativas de orientação legal, técnica, jurídica, tributária e diversas informações relevantes ao setor.

Capacitação

Participe dos cursos técnicos, onde você recebe Orientações Técnicas sobre: Estruturação, Contabilidade e Tecnologia da Informação.

Eventos

Participe de eventos como palestras, workshop, etc. promovidos pela ANSAE/FIDC.

Saiba como Associar-se!

Complete os dados no formulário abaixo e receba mais informações de como associar-se e seus benefícios.

Dados do responsável:

Dados da empresa(opcional)